• [Besteiras do Passado]

  • [Jabá non-sense]

  • www.flickr.com
    Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de Jorge Aguilar. Faça seu próprio módulo aqui.
  • Locations of visitors to this page
mai
10
2011

É incrível a capacidade de se escreverem idiotices ou de manipular as informações para chamar a atenção.

Há esta chamada numa notícia no Estadão: Universidade canadense cria aplicativo para iPhone que diagnostica AVC.

Qualquer pessoa com um mínimo de cérebro (que infelizmente corresponde a apenas uma pequena parcela daqueles que sabem ler) já vai estranhar.

Aí você vai ler a notícia e fica sabendo que o aplicativo não foi criado para o JesusiPhone, mas sim para a plataforma iOS e para Android. Há uma grande diferença aí, principalmente por não ser uni-plataforma.

E o texto não explica absolutamente nada sobre como é a mágica. É preciso ir até a fonte da notícia para entender. E ali você saca que realmente o jornalismo no Brasil está indo de mal a pior.

O aplicativo nada mais faz do que simplesmente renderizar imagens que foram previamente capturadas por equipamentos hospitalares capazes para isso, e que apenas permite ao médico analisar de forma um pouco mais fácil essas imagens. Ou seja: o aplicativo não diagnostica absolutamente NADA! E mais um detalhe que não informaram: o processamento pesado de tudo é num servidor!!!!! O que aparece no aparelho é apenas o resultado de algo que já mastigado em outro lugar.

Agora cabem algumas perguntas: é preciso realmente citar o JesusiPhone para chamar a atenção para algo? Ou será que o Estadão (e vários outros veículos de comunicação) recebem um “por fora” pra fazer isso? E será que não existem jornalistas que pensam?

fev
10
2011
Arquivado em (internet) às 20:50

Hoje em dia é muito comum empresas utilizarem o Twitter….de várias formas!!

Há algumas que o usam para anunciar promoções. Há outras que o monitoram para ver como anda a sua, digamos assim, moral online.

Você percebe qual é o tratamento que a empresa dá aos seus clientes através de casos assim. E eu tenho 4 exemplos….todos aconteceram comigo, portanto nada foi inventado!

Caso 1
Eu tenho conta no Bradesco há uns 15 anos, mais ou menos. Sempre utilizei os serviços online! Para ter ideia de quanto tempo isso significa, basta dizer que no começo utilizava o videotexto para acessar minha conta.

Além de tudo, eu evito ao máximo pisar na agência….até porque o banco faz de tudo para que você não vá lá mesmo (é só ver a quantidade de caixas atendendo ao público).

Mas voltando…..queria fazer uma simples transferência entre contas do próprio Bradesco. Esbarrei no limite diário. Mas poderia aumentar o limite de forma fácil: bastaria imprimir um formulário, preenchê-lo e levar na agência para que a conta pra qual eu queria transferir o dinheiro passasse a ser uma conta cadastrada, o que aumentaria o limite. Mas aí eu pensei: imprimir algo e ter que levar pessoalmente na agência? Em pleno século 21 é isso mesmo que eles querem????

Tentei então fazer uma TED, já que o destinatário do dinheiro tinha conta em outro banco. Mesma coisa!!! Para liberar a TED eu precisaria imprimir OUTRO formulário, preencher e levar na agência.

Reclamei no Twitter.

E pouco tempo depois, através de outra conta no Twitter, o Bradesco entrou em contato. Tentaram resolver, mas eu já havia desistido mesmo (além de ter tentado todas as soluções que eles deram).

Caso 2
Fiz uma compra na NetShoes, no dia 25/01 (pleno feriado na cidade de São Paulo), às 4 da tarde. No dia seguinte o pacote estava na portaria do prédio (sendo que recebi o email de que o pedido havia sido despachado no próprio dia 25).

Óbvio que elogiei o serviço no Twitter. E eles responderam agradecendo!

Caso 3
Nova compra pela internet, desta vez no Submarino. Houveram problemas na hora de pagar a compra, e tentei entrar em contato por telefone.

Reclamei que ninguém atendia a ligação (devo ter ficado pelo menos uns 15 minutos esperando até desistir). Também fiz um elogio (ironia mode on) à loja.

A resposta? Silêncio.

Caso 4
O rastreador do meu carro deu problema, e ligaram da seguradora que não estavam recebendo o sinal dele, e que eu deveria ir até algum posto de assistência. Sem problema. Lá no posto eu fiz check-in no Foursquare, por falta do que fazer. E coloquei uma mensagem, sem nenhuma intenção de reclamar nem nada.

No mesmo dia a Porto Seguro entrou em contato pedindo pra mandar um email.

———————————–

Ainda haveria um quinto caso, onde reclamei da Americanas.com….mas como ela e o Submarino pertencem à mesma empresa era de se esperar que tivessem a mesma atitude: ficar em silêncio.

Aqui se vêm 4 casos onde temos dois exemplos de uso: um bom, onde a empresa dá um retorno, nem que seja um agradecimento ou tentativa de resolver um problema, e outro péssimo, onde a empresa demonstra que não está nem aí pro cliente.

Concordo plenamente que devem receber milhares de mensagens por dia, a maioria sem nexo ou com perguntas estúpidas que seriam respondidas com uma simples visita ao site (ou com um mínimo de neurônios vivos no cérebro).

Mas uma reclamação SEMPRE deveria ser respondida. E algumas empresas não percebem isso…e pior: devem achar que o Twitter está ali apenas para servi-los, quando na verdade pode acabar com eles.

nov
12
2010
Arquivado em (internet) às 12:20

Recebi na minha caixa postal a mensagem abaixo.

O mais interessante é que veio com meu nome completo e CPF.

O site?? Foi bloqueado pelo OpenDNS por fishing.

Se eu não tivesse um pouquinho de cérebro para perceber que o banco (no qual tenho conta) não teria como saber que meu iToken (que também possuo) está fora de sincronia, e que meu nome veio todo em letras minúsculas, é até capaz que eu pudesse acreditar.

Que o iToken pode perder o sincronismo é um fato….já aconteceu comigo. Mas bastou uma ligação ao bankline para resolver o problema.

A questão “interessante” é saber de onde vieram meus dados, já que casar nome completo, CPF e email não é algo trivial.

Será que logo logo alguém fará um dossiê sobre minha vida, quebrando meus sigilos bancário e fiscal? Mas eu não sou político, nem filiado ao PSDB…..

out
03
2010

Da mesma forma que elogiei a Livraria Cultura pelo seu trato com o cliente (no caso, eu), também malho a Americanas.com, que demonstra 1-não ter funcionários capacitados, ou 2-não sabe o que faz na internet.

Quando fiz meu cadastro no site usei um email. Depois de um tempo eu troquei de email, e obviamente fui trocando nos lugares que devia. Mas na Americanas.com o email que você cadastra fica para sempre no sistema deles, não importando que você vá e altere as suas configurações, informando um novo email!

Aí mandei uma mensagem pra eles solicitando a troca, ou que pelo menos dessem alguma luz:

Gostaria de saber onde efetivamente eu altero meu e-mail. Não é no item “alterar e-mail” da sessão “cadastro”, pois lá está o meu endereço atual, mas as mensagens com informações sobre as compras (número do pedido, andamento do processo, aviso de entrega, etc.) continuam indo para meu e-mail anterior, e consequentemente não são lidas.

 

E esta foi a primaz resposta da empresa:

Em atenção ao seu contato, informamos que por questões de segurança nossos sistemas não permitem acesso ao cadastro de clientes para realizar alterações de dados.

Para sua maior comodidade e segurança, seus dados cadastrais deverão ser alterados diretamente no site. Para efetuar a alteração, pedimos gentilmente que siga as instruções abaixo:

1. Acesse o link https://carrinho.americanas.com.br/portal/meuCadastro.portal
2. Digite seu e-mail de cadastro e senha;
3. Encontre e clique na opção “Alterar meus dados cadastrais”;
4. Siga as orientações da página.
Para outras informações sobre o nosso site acesse nossa Central de Atendimento, através do link: http://atendimento.americanas.com.br
Nosso horário de atendimento é das 09h às 21h.

 

Será que os responsáveis por responder os emails têm acesso ao site?? Pois o que foi pedido no item 3 acima apenas me permite alterar nome, CPF, sexo, data de nascimento e telefones. Nada de email.

Legal, né? O maior canal de comunicação de um site/loja para com o seu cliente não pode ser alterado na Americanas.com, que se gaba de fazer parte da maior empresa de vendas online do Brasil.

set
02
2010
Arquivado em (internet) às 14:36

Algumas empresas sabem realmente como tratar bem o cliente.

Fiz uma compra na Livraria Cultura de um item ainda em pré-venda, com data prevista para entrega em 09/09. Até aí, tudo bem. Mas fiquei sabendo que o produto já foi lançado, e entrei no site para ver. E realmente: se eu fizesse o pedido hoje, o receberia hoje mesmo!!

Liguei lá na Cultura, a princípio pedindo para cancelar o pedido, para que eu fizesse um novo. O rapaz disse que não seria necessário, pois ele tentaria agilizar aquele mesmo. Agradeci e desliguei.

Cerca de 5 minutos depois recebo uma chamada no celular, da Cultura, do mesmo rapaz, dizendo que ele não pôde fazer o que tinha dito pois o pedido já havia sido fechado. Só seria possível cancelá-lo. E é o que foi feito!!

O pedido original foi cancelado, fiz outro agora, e será entregue hoje….em tese, pois não vou ficar no trabalho até as 10 da noite esperando!

De qualquer forma, há que se elogiar a Cultura pelo seu atendimento. Não é a primeira vez que tenho boas impressões deles.

O que eu comprei?? Bem…..isso é motivo para outro post quando chegar.

ago
02
2010
Arquivado em (internet) às 17:25

Existem diversas formas de terrorismo. Tem o mais conhecido que é explodir coisas. Tem aquele psicológico, que sequestradores fazem. Tem o mais recente, utilizando a internet, onde o bullying pode se encaixar.

Mas eu acabei de descobrir outro: usuários estúpidos de e-mail que não sabem digitar (ou cadastrar) corretamente o endereço de outra pessoa.

Existe um cara, não sei de que país, mas é da América Central ou México, que tem um e-mail quase igual ao meu, só mudando uma letra. Uma única letra. Um “d” (de desgraçado, com certeza).

E por isso vez ou outra (às vezes uma vez por semana, às vezes uma vez a cada 15 dias) eu recebo um e-mail da Renner S.A. Equipos y Herramientas Eléctricas….uma empresa da Guatemala.

Já recebi planilhas com custos, mensagens combinando almoços de negócios, mas números de contas bancárias com senhas das Ilhas Cayman que é bom, nada.

Diversas vezes respondi pros energúmenos dizendo que estavam mandando as mensagens pro endereço errado. Adiantou?????

Se tivesse adiantado não estaria escrevendo este texto.

Agora resolvi partir pro ataque. Vou cadastrar os e-mails deles em tudo quanto é serviço de sexo, pornografia, “encontre seu par”, newsletter e o escambau que encontrar. Vou tentar fazer todos os spammers do mundo conhecerem esses e-mails.

Eles vão parar de mandar as mensagens pra mim? Certamente não. Mas pelo menos a caixa postal deles ficará lotada de porcaria!!!

jun
11
2010
Arquivado em (internet) às 11:12

Globo.com….ACORDA!!!!! Não jogue a culpa nos outros pela sua incompetência.

dez
15
2009
Arquivado em (internet) às 18:11

Bonito, hein???

nov
25
2009

Esse vídeo eu sei que a Tati vai adorar….. :)

nov
22
2009

Pelo menos para o serviço de detecção de invasões do Google, sim.

out
25
2009
Arquivado em (internet) às 21:44

Idosa?? Isso aí tá mais pra highlander!!

Que feio Terra….tomem mais cuidado com as chamadas das notícias na home!

out
19
2009
Arquivado em (cinema, internet) às 17:37

Se não bastasse a quantidade de miguxos por aí, também apareceram aqueles que não sabem ler, não sabem interpretar textos, e ainda por cima acreditam em qualquer baboseira.

O exemplo mais recente vêm do site criado para fazer propaganda de um filme. Ele se faz passar por um site verdadeiro, com informações reais e avalizadas por peritos.

Seria tudo um grande motivo para pânico, se não fosse o “pequeno” detalhe do rodapé da página, que está aí do lado.

Ninguém nota o “Sony Pictures“, né?

O pior é a NASA criticar o site!!

Mas sabe de uma coisa? Até que seria bom um suicídio em massa por causa dele! Seria Darwin mais uma vez agindo em prol da evolução humana! Sim, porque pra acreditar cegamente nele tem que ser muito tapado mesmo!!!

out
19
2009
Arquivado em (internet) às 14:48

Após mais uma troca de emails com o atendimento do site, veio uma resposta satisfatória (em termos): as regras do próprio Itaú dizem que é apenas um ingresso por cartão por sessão.

Na verdade o texto é meio confuso….mas pelo menos nessa o site não está errado. Mas está errado em deixar escolher mais de 1 ingresso e só avisar depois.

out
16
2009
Arquivado em (internet) às 18:59

Mandei a seguinte mensagem para o site:

Por que é permitida a compra de apenas um ingresso usando a meia do Itaucard no Kinoplex Itaim (São Paulo)?

Eu possuo o cartão e minha namorada também possui, portanto temos ambos o direito a essa meia. Mas sou obrigado a fazer DUAS compras usando dois cadastros diferentes. Sim, pois tentei depois fazer uma nova compra para a mesma sessão e o sistema se recusou dizendo que é permitido apenas 1 ingresso nessa categoria. Se eu compro ingressos na categoria meia entrada sem ter direito quem deveria se preocupar é o exibidor na hora de pedir o ingresso para entrada na sala e não bloquear a compra.

E recebi esta resposta do site:

Minha resposta:

Mas segurança de quem???? Esse controle de meia-entrada deve ser (e é) feito na hora em que entro na sala de cinema.

Quer dizer que se combino com um grupo de amigos ir ao cinema, e todos têm direito à meia-entrada, cada um vai ter que comprar o seu? Se um deles está com o limite do cartão atingido vai ter que ficar em casa assistindo televisão porque ninguém poderá comprar pra ele….ou terá que fazer outro cadastro.

Então deveriam alterar o combo de seleção de ingressos, permitindo selecionar apenas 1 ao invés de 8.

Como sempre, o cliente/consumidor é toma….

atualização: só pra completar as lambanças do site, ao clicar no botão “responder”, o endereço pro qual a minha resposta seria enviada foi “atendimento.ingresso@b2winc.com”….que por acaso não existe. Nem responder um email direito eles conseguem?

out
16
2009
Arquivado em (internet) às 14:23

Se você quer comprar ingresso de cinema tranquilamente, com antecedência, escolher seu lugar (contanto que a sala permita, claro), você via de regra tem uma opção: Ingresso.com.

Mas hoje tive uma experiência um tanto infeliz com esse site, que demonstra o quão despreparado um site é, às vezes.

Eu possuo um Itaucard, e minha namorada também. Portanto, ambos temos direito à meia-entrada em alguns cinemas (tipicamente o Kinoplex Itaim e as salas Unibanco). Então lá fui comprar ingresso pra ver Distrito 9, e selecionei a opção “meia itaucard”. Dois ingressos.

Na tela seguinte, de confirmação, quando cliquei no “continuar”, veio uma mensagem dizendo que era possível selecionar apenas 1 ingresso para a categoria “meia itaucard”.

Estúpido, até porque o combo de seleção de quantidade de ingressos permite a compra de 8!

Beleza….vamos fazer uma compra, e depois faço outra. Idiota, mas….

Quando cheguei na mesma tela de confirmação para o segundo ingresso, veio a mesma mensagem!! Ou seja: se você quer comprar 2 ingressos usando o desconto a que tem direito, precisa fazer duas compras separadas, e com USUÁRIOS diferentes!!

Mas achou que os problemas terminaram? Não!!!! Obviamente fui fazer uma reclamação, enviando uma mensagem pelo site. Escrevi o texto, e na hora de clicar no “enviar” veio um aviso dizendo que ele tinha caracteres inválidos.

Hein???? A primeira coisa que pensei foi em remover toda a acentuação. Mas aí percebi que eu tinha colocado algumas coisas entre aspas, e descrente as retirei do texto e tentei de novo. E foi!!

O site é tão bem construído que para se proteger de SQL injection simplesmente impedem que se coloquem aspas nas coisas!

Amador….muito amador.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!